Curiosidades

Tanner pode sentar

Sim, Tanner também é um ser humano, não pode ficar o tempo todo na busca por Pink Lenny. Um tempinho pra descansar observando o mar de Copacabana sempre cai bem!


Fazer Tanner sentar é facil, basta pressionar "triângulo" próximo a qualquer cadeira :D

Obs:  Antes havia postado que para fazer Tanner sentar se pressionava "triângulo + direcional cima", pois sempre fiz dessa forma. Não sabia que apenas "triângulo" já o faz sentar. Valeu pela dica Gustavo Thomé :D


Propagandas 

Durante a jogatina, encontrei duas propagandas em Las Vegas, Yahoo! Games e do refrigerante de limão Mountain Dew. O Andrei Müller também encontrou a propaganda do Yahoo! em Havana e do Mountain Dew em Chicago!

Yahoo! Games



Refrigerante Mountain Dew



"Troque de carro e saia daqui"?
Mas eu só queria sentar no banco e conversar um pouquinho!


Pequenos detalhes fazem a diferença

Como já comentei algumas vezes, nenhum outro game retrata tão bem uma cidade brasileira como Driver 2, e não é por menos! Além dos policiais falarem em português e o jogo detalhar tantos pontos turísticos cariocas, no Rio também há diversas coisas escritas em nosso idioma! Seguem algumas delas! :D


Bohemia Bar e Restaurante


Fábrica de Hoteis


Garagem


Polícia


Casa do Militar


Carioca


A Nossa Sorveteria e Confeitaria - Sanduíches


Mercado


Áreas Secretas

Além da área secreta de Las Vegas já postada aqui no blog, as outras três cidades também possuem áreas escondidas, mas não tão interessantes e divertidas como a de Vegas.

A área secreta de Chicago é o estádio de baseball, onde pegamos o carro secreto.


Já em Havana o local secreto fica naquele parque onde também pegamos o carro secreto.


E no Rio, a área secreta fica no Jockey Club


Lendas

Jipe do Exército - Muito já se falou em vários sites e fóruns pela internet sobre um jipe do exército no Rio de Janeiro, mas até hoje nunca se viu tal carro, não há provas de que ele existe. Quem sabe o Papai Noel deixou seu trenó de lado e esta curtindo a cidade com o jipe!

Atropelar Pedestres - Usando uma sequencia de botões os pedestres supostamente ficariam "sólidos" e mais lentos e poderiam ser atropelados. Não passa de uma lenda que também ronda diversos fóruns pela web pois isso não está na programação do game.

Armas - Outra lenda que se vê pela rede é a de que, através de uma trapaça, Tanner consegue atirar. Mentira! Se nem a polícia atira, porque Tanner iria atirar? Algumas pessoas até dizem que na sombra projetada no chão é possível ver os contornos da suposta arma, mas as imagens abaixo não deixam dúvidas:


O que se vê na sombra nada mais é que a mão de Tanner, basta ver o format dela! Armas in game começaram a aparecer na serie a partir de Driv3r, em Driver 2 as missões concentram-se basicamente em corridas de carro.


Easter Egg

Numa tradução literal easter egg significa ovo de páscoa, mas em informática são brincadeiras ocultas inseridas pelos programadores, algo colocado propositalmente mas que muitas vezes passa despercebido. Em Driver 2 há um easter egg, na cidade de Havana!

O easter egg fica no mesmo local em que pegamos o carro secreto. Seguindo pela rampa de entrada, vá até o final do corredor, vire à direita e vá descendo, sempre virando à esquerda. Chegando ao final, em uma área maior, virando à esquerda, terá uma porta azul e ao lado escrito "Adams"

Esse easter egg é uma referência a Steven Adams, um dos dois membros da equipe de arte de Havana.


Driver Parallel Lines também conta com vários easter eggs, e um deles faz referência a Driver 2!
Na casa de TK, em 1978, há um quadro na cozinha, com um carro de polícia perseguindo um outro carro. Essa imagem é a mesma que aparece na introdução de Driver 2!


Porém essa imagem aparece apenas na versão de PlayStation 2, na versão pra PC a imagem que está no quadro é de um carro azul.

Agradecimentos ao Flávio Grinder pela imagem in game de Driver Parallel Lines! :)



Quem será? 

Um leitor do blog chamado Bruno encontrou uma imagem interessante em um cartaz próximo ao estádio de baseball em Chicago. Quem seria essa pessoa no cartaz?


Outro leitor, o Andrei, que encontrou duas propagandas, também encontrou outros rostos em Chicago e possíveis propagandas em Havana!




Essas outras imagens seriam marcas deixadas pela equipe de design propositalmente? :p



Muito obrigado pela contribuição, Andrei! ;)

44 comentários:

  1. pra sentar direito basta chegar atras da cadeira e apertar triangulo, sem apertar pra cima ^^

    ResponderExcluir
  2. Valeu Gustavo! Tanner sempre sentava a uns dois passos da cadeira pelo fato de eu pressionar direcional cima também. Só com triângulo ele apenas senta onde está :p

    ResponderExcluir
  3. Legal o blog! Sempre joguei driver 2 e só sabia dos carros e áreas secretas, além do fato do Tanner se sentar. Ah, e tem sim propaganda da Yahoo em Havana. Isso deve ter sido uma crítica ao Fidel Castro, já que lá não é permitido NADA oriundo do "sistema capitalista".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem uma screenshot com essa propaganda? Poderia enviar ela pro John pra ele postar no blog?

      Excluir
    2. Quase 6 anos depois alguém responde,kkkk ET tô jogando Driver 2 no celular e achei sim essa propaganda da YAHOO.

      Excluir
  4. Acontecia às vezes de o Tanner, ao levantar-se, adentrar um prédio e ficar preso lá.

    Muito bom o blog, John. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários em meu blog, John. Fico feliz que tenha gostado, é um bom incentivo para continuar escrevendo.

    Obrigado mesmo, de coração.

    E seu blog também é show de bola, rapaz!

    ResponderExcluir
  6. Achei muito legal o seu blog! Eu estou zerando pela segunda vez o Driver 2, e graças ao seu blog descobri vários segredinhos que eu nem conhecia! Estou dando uma fuçada nos mapas, acho que até descobri algumas coisinhas que não tem no blog (mais alguns easter eggs da equipe que fez o jogo, uma propaganda da "Mountain Dew" em Chicago...), logo eu lhe enviarei imagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrei, muito obrigado pela visita! Fico feliz em saber que cumpri o objetivo do blog, mostrar algumas curiosidades sobre esse game fantástico!

      Eu sabia que tinha visto a propaganda da Mountain Dew em outra cidade, mas não lembrava qual, kkkk... mas se tiver print ou localização desse lugares e quiser compartilhar aqui no blog, fique a vontade! Pode enviar para johnatanmachado@hotmail.com que assim que possível publico aqui com os devidos créditos a você! ^^

      Obrigadão novamente! ;)

      Excluir
  7. Não sei se já repararam, mas em qualquer uma das cidades, quando estamos jogando com um veículo pesado (grande ou comprido), ou quando estamos num carro secreto, nao vemos nenhum outro carro pesado que não o nosso. quando estamos com o carro secreto, não encontramos um único carro pesado (por exemplo em Rio o Bus com a Limo, ou em Vegas a Ambulance com a Limo)... é estranho, não acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante Pedro, nunca tinha notado!
      Quando fui tirar print dos carros pra fazer a postagem com lista de carros tive dificuldade mesmo em encontrar esses carros maiores! Vai ver que estava procurando eles com o carro errado! kkkk

      Excluir
    2. assim como no Take a Ride há sempre 2 tipos de carros ue nunca se juntam, por exemplo em Havana, se escolhermos o Dodge Coronet, não iremos encontrar o Chevrolet 3100 passeando pela cidade, ele simplesmente nao aparece. Assim como ao contrário também. Isto vale em todas as quatro cidades e se escolhermos um dos outros dois carros ligeiros (por exemplo em Havana o Bel Air ou o Styleline), notem que nem o Dodge nem o Chevrolet 3100 irão aparecer pela cidade.

      Excluir
    3. Bem bacana mesmo! Algo que eu nunca tinha reparado! ^^

      Excluir
  8. cara gostei do seu blog tem coisa ai q eu nem sabia .Ei uma pergunta em chicago o personagem pode pegar um avião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, devido as limitações de hardware pra época, infelizmente eles estão lá apenas pra 'enfeite'! :)

      Excluir
  9. Não sei se alguem viu, mas tem algumas propagandas da marca Diesel, inclusive acho que o simbolo é aquele "D" em havana, na foto onde se ve um desenho de um coqueiro e a palavra "drea" ( acho que tinha algum lugar escrito drea cola, mas não me lembro.) Alias, a outra pichação parece dizer "Stir", a banda da qual o John já falou em outro post.

    ResponderExcluir
  10. Olá Jhon! Muito bacana seu blog... Você teria um e-mail para entrarmos em contato? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí carinha, tudo bom? Podes entrar em contato pelo johnatanmachado@hotmail.com. Abraços!

      Excluir
  11. Me divertia,porque quando o carro era lançado de um lugar alto,como a ponte de Chicago,os carros mergulhavam no asfalto,haha.Tinha reparado nesses rostos,acho que são dos criadores/programadores do jogo.Isso acontece no jogo Duke Nukem 3D,na parte dos procurados na policia :D Os 2 são das antigas.Sempre serão lembrados.Muitos conhecem o valor do playstation one.Compartilhei no meu facebook sua matéria,pois amo este jogo.Me marcou.Parabéns pelo blog.Driver 1 e 2,pra sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigado pelo compartilhamento, por ajudar na divulgação! \o.. esse é um dos clássicos do Play 1 e que merecem sempre ser lembrados! Em breve pretendo fazer um blog como esse, sobre o primeiro Driver! Aguarde que vem novidades por aí!

      Excluir
  12. Driver 2 foi o melhor título do Ps1 e da série nenhum outro game será capaz de nos dar tanta adrenalina quanto esse! Adorava jogar em Havana aquelas ruas estreitas proporcionavam belas perseguições, quem sabe um dia os games voltem a se preocupar em trazer emoção para o jogador! Curti demais o seu blog e as curiosidades, não podemos deixar se esquecerem desse belo game O PAI DO GÊNERO MUNDO ABERTO! Tem gente que fala mal do game mas esquece desse detalhe tão importante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho esse mesmo pensamento Renan!
      Infelizmente os jogos de hoje não se focam mais no principal, a diversão do jogador! Quem sabe um dia gráficos não sejam o mais importante e voltemos a ter incontáveis horas de um ótimo entretenimento!

      Obrigado pelos elogios, Renan, é gratificante ver que o blog traz esse resultado, nostalgia, por um dos games mais fantásticos já criados!

      Excluir
  13. ei cara vc usa o epsxe pra jogar driver?? se usa por favor msm fala qual o plugin de vídeo que vc usa pra jogar driver, eu uso um mais fica bugada a imagem :o. Muito bom o blog cara :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uso o ePSXe, versão 1.6!

      O plugin de vídeo varia de acordo com a configuração do seu computador, em especial sua placa de vídeo! Atualmente to usando o "Pete's 3D3 Driver 1.58", visto que to sem desktop e jogo no notebook, que possui placa de vídeo onboard de 64MB, fraquinho, kkkkk

      Infelizmente a única solução é você testar um a um e ir mexendo nas configurações. Faz assim, altera uma configuração e testa no jogo. Deu certo? Ótimo, altera outra configuração nesse mesmo plugin e vai testando! ^^

      E por fim, obrigado pelo elogio man, em breve quero fazer um blog similar sobre Driver 1 \o

      Excluir
    2. Vlw pela dica ^^ fui mexendo la e consegui ajeitar o bug.Saindo desse assunto, quando o cara chega dentro do estadio de basebol em chicago quando a pessoa sobe a escada pra entrar la na garagem por cima, é possivel andar por cima da torcida ^^. Estou esperando o blog sobre driver 1 ^^.

      Excluir
    3. Aeee, ótimo que tenha conseguido, vale a pena jogar novamente Driver 2, um clássico! ^^
      Eu nunca tentei andar por cima da torcida, ele não caiu no "nada", fora do cenário? kkkkk

      Ah, e quando lançar o blog, vou postar aqui, fique atento! ^^

      Excluir
  14. john parebens mt bom o "site/blog ?" n tem nenhum site falando asim das curiosidades do jogo é um jogo tao bom tao cheio de curiosidades driver 2 marcou mt minha infancia, sera q dava pra vc fazer tipo gravar as falas dos policiais de cada cidade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí Mateus!
      Eu já pensei em fazer isso sim, kkkk.. mas ainda não encontrei um meio de extrair os arquivos de áudio do jogo, mas é uma curiosidade interessante, valeu pela dica! :D

      Ah, e muito obrigado pelos elogios, fico feliz em saber que o blog ajuda a trazer aquele sentimento de nostalgia tão bom! ^^

      Excluir
  15. John Prazer, meu nome e Jonathan e curti muito sua analise, sou dono de uma page que fala sobre games Atuais/Clássicos/Novidades e etc..
    Tava precisando de uma analise de Driver 2, e você me ajudou muito, consegui fazer e praticamente foi tudo que eu peguei aqui, gostei bastante mesmo, se você se interessar, Tenho vaga de CDC: criador de conteudo, se quiser e só me mandar uma msg la na page, desde já obrigado mano!

    Link da page:: https://www.facebook.com/pages/Voc%C3%AA-sabia-Games/1456780174533831?ref=hl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí John, meu xará!
      Mandei uma mensagem na sua página, dá uma olhada lá! :D

      Excluir
  16. eu achei umas coisas escritas tipo um caraz em chicago wicker park perto de Ucranian village , o cartaz parece q ta em ucraniano, http://oi62.tinypic.com/zn66j5.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante Mateus!
      Mostra que até nesses pequenos detalhes os criadores mostraram essa preocupação, retratar as características até mesmo dos bairros de cada cidade! (:

      Excluir
  17. o rosto da terceira foto(Kaynes Hotdogs) Ta Pareçendo o Rosto Do Cantor Will.i.am

    ResponderExcluir
  18. sempre q eu jogava driver 2 take a ride chicago eu ia pro norte la pro lado do estado de baseball,agr eu to começando a explorar outros lugares ,eu to começando a explorar greektown la os predios sao tds diferentes dos outros paresse ate q e outra cidade,logo na entrada olha o q eu achei "welcome to greek town" e tem tipo uma boate perto desse cartaz "THOMPSOM'S MALE&FEMALE XXX(Porno?) Dancers" vê o link da foto http://oi60.tinypic.com/2h56uer.jpg

    ResponderExcluir
  19. sobre as coisas escritas em portugues no rio, com certeza é bem legal, pena que deram uma mancada no caminhão dos Bombeiros, que está escrito "Rio Fire Dept." do lado hehehe

    ResponderExcluir
  20. Olá, em Driver San Francisco uma das músicas na playlist é Sitting at home alone, fazendo referência a Driver 2. https://www.youtube.com/watch?v=9QQjSiBIIMI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente dica Gustavo, atualizei o post "Sons" com essa curiosidade, brigadão! :D
      Mais de 14 anos depois de lançado e ainda há conteúdo relacionado a Driver 2 pra portar, kkkkkk

      Excluir
  21. Tem uma propaganda de baseball em havana bem legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se lembrar onde fica, posta aqui no blog pra compartilhar com o pessoal! :)

      Excluir
  22. Tem uma area secreta em las vegas. Perto do aeroporto. No sul . Um acesso a um patio de obras. La vc se esconde da policia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Marcio, tudo bem?
      Falamos dessa área secreta nessa postagem: http://dicasdriver2.blogspot.com/2010/08/area-secreta-em-las-vegas.html

      Dá uma conferida lá ;)

      Excluir
  23. Tem uma area secreta em las vegas. Perto do aeroporto. No sul . Um acesso a um patio de obras. La vc se esconde da policia.

    ResponderExcluir